Mato Grosso, Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat e MMA definem parcerias na área de educação ambiental
O objetivo inicial é pontuar as ações da Unemat como articuladora no processo de formação de educado
Unemat e MMA definem parcerias na área de educação ambiental
15/12/2004 12:18:01
por Coordenadoria de Comunicação Social
O Pantanal é um dos biomas enfocados pelo Projeto
O Pantanal é um dos biomas enfocados pelo Projeto

Discussões sobre articulação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat na área de educação ambiental do Programa Pantanal marcaram neste dia 14.12 as atividades de encerramento da Oficina de Educação Ambiental promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, MMA, em conjunto com a Unemat na Chácara Santa Rosa, em Cáceres, município situado a 225 km da capital.

Tendo como facilitador o representante da Divisão de Educação Ambiental do MMA, Heitor Medeiros, as discussões envolveram pesquisadores da Unemat e gestores de programas educacionais desenvolvidos pela Instituição em todos os Câmpuscom o objetivo de definir a participação da Universidade na parceria com o Ministério como articuladora no processo de formação de educadores ambientais.

“Estamos fazendo uma discussão pontual com a Unemat para ver o que ela se dispõe a trabalhar em parceria com o MMA em seus cursos e atividades extensionistas. A nossa proposta vai além da formação de pessoas que visam seguir a careira acadêmica, a idéia é formar lideranças populares. Queremos passar pelas universidades, mas o objetivo é chegar a sociedade”, afirma Medeiros

O foco inicial, segundo Medeiros, é o Pantanal, dentro de um trabalho de enraizamento de educação ambiental desenvolvido pelo Programa Vamos Cuidar dos Biomas, proposto pelo MMA em conjunto com o Ministério de Educação, MEC. As experiências iniciais estão sendo feitas em consonância com o Programa Pantanal- um projeto do governo federal em parceria com governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e outros organismos que objetiva promover o desenvolvimento sustentável da Bacia do Alto Paraguai, por meio do gerenciamento e da conservação de seus recursos naturais, incentivando atividades econômicas sustentáveis voltadas para a promoção de melhor qualidade de vida à população da região.

“ Queremos educadores ambientais trabalhando com a população ribeirinha, com os produtores, na busca de construção de políticas públicas que vai além de políticas de governos e este desafio estamos queremos construir com a Unemat” explica Heitor

Além do Pantanal, o projeto abrange nacionalmente os biomas Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga. A atuação da Unemat em meio aos três biomas presente no território mato-grossense (Cerrado, Amazônia e Pantanal) é um dos indicativos apontados pelo representante do MMA como motivadores para a consolidação de parcerias entre as duas entidades.

“A Unemat é uma das parceiras preferenciais pelo próprio histórico, pela capacidade institucional, de seus professores e alunos, por sua articulação junto as comunidades e mais especificamente pela disposição que ela tem geograficamente dentro do Estado de Mato Grosso, completa Medeiros.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada